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Aposte na curadoria de conteúdo

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Por: Agência TMD  |  Comunicação  |  0 comentários
Por que fazer curadoria de conteúdo?

Para se ter uma ideia, a cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo, 600 vídeos são postados no Youtube, e 1500 textos são postados em blogs, segundo informações obtidas recentemente pela Go-Globe.com.

Diante dessa massificação de informações disponíveis, é preciso ter cuidado para que haja compatibilidade entre o material fornecido, o perfil do publico, e as atividades e valores da sua empresa.

Outro ponto que torna a curadoria ainda mais relevante é o fato de que o conteúdo não pode simplesmente ser “jogado” nas redes sem que haja uma contextualização.

De qualquer forma, existe certa margem de criação, necessária para que o seu publico entenda qual a relevância do material publicado e qual a relação dele com os produtos e serviços fornecidos pela empresa.

Como fazer curadoria de conteúdo?

A primeira a coisa a se pensar, o que o leitor ganhará ao ler o meu texto? Tendo isso em mente já é um bom passo para criar um conteúdo relevante. Não vale de nada se ele não acrescenta nada a quem está lendo.

Existe um modelo para realizar uma curadoria, que se divide em três etapas:

  • A primeira delas é a pesquisa, que consiste no acompanhamento de notícias e artigos e na identificação das melhores fontes. Há diversas ferramentas online que ajudam o trabalho do curador – iremos falar sobre elas a seguir! O uso de alertas do google e RSS feeds de blogs relevantes também podem ser de extrema utilidade para se manter constantemente atualizado.
  • A segunda etapa é a contextualização. Como já dito, é importante que se dê um sentido ao que é publicado, de acordo com os interesses da empresa e o perfil do público-alvo. Através do feedback das mídias sociais é possível avaliar o que está dando certo.
  • Por fim, e não menos importante, vamos à fase do compartilhamento, e aqui é preciso definir por meio de quais canais ele será realizado.
O texto criado para sua empresa, tem que ter o perfil de sua empresa. Não adianta tentar agradar a todos nas redes sociais, por exemplo: O assunto tratado pela sua empresa trata sobre um assunto que envolve um alto grau de seriedade para transmitir credibilidade, por exemplo um hospital, não faz sentido colocar imagens de gatinhos e “bom dia”. Neste caso vale muito mais oferecer dicas de saúde, lembretes de importância de um diagnóstico precoce e divulgação de eventos de saúde abertos a comunidade.

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