O que são palavras-chave?
Palavras-chave (keyword) são o principal instrumento de uma pesquisa. São termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.
Por que elas são tão importantes para o seu negócio?
Não é à toa que elas são palavras-chave. São elas que abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da internet.
Para o seu negócio, significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido. E é exatamente por isso que as palavras-chave são ferramentas que ajudam o marketing de conteúdo.
Portanto o uso das palavras-chave, vem da necessidade de ajudar o seu público a te encontrar na internet.
Mas existem diferentes tipos de público com diferentes tipos de perguntas. E cada um desses grupos tem um grupo muito específico de palavras-chave que escolhem para digitar nos mecanismos de busca.
Criando palavras-chave
Existem várias maneiras de escolher as melhores palavras-chave para o seu site ou texto. Porém, esse passo a passo pode te ajudar a escolher as melhores opções para que seu conteúdo obtenha resultados excelentes.
1 – Tente imaginar o que as pessoas digitariam nas ferramentas de busca caso estivessem procurando um conteúdo como esse que você está produzindo agora. Importante: cada palavra-chave pode ser formada por até 4 palavras juntas. Por exemplo: importância da palavra-chave.
2 – É importante testar se as palavras-chave que você escolheu são populares. Para isso você pode usar uma das diversas ferramentas que estão disponíveis online. Uma delas é a Ferramenta de Palavra-chave do Google. O grande diferencial para o seu texto é escolher as palavras-chave que existem na procura, mas não são muito procuradas (para fugir da competição).