Uma das dúvidas mais comuns que recebo de muitas pessoas que estão começando uma estratégia de Marketing de Conteúdo é em relação a frequência de postagem.
Existe uma frequência ideal de postagem de conteúdos por mês?
Qual o peso isso realmente tem no SEO?
A dúvida é muito comum e a resposta para ela não é tão simples quanto parece.
A frequência de postagem influencia sim no seu SEO. Mas isso não quer dizer que quanto mais você postar, melhor vai rankear.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia cada vez mais usada e, com o crescimento, muitos mitos surgiram. Um deles é a necessidade de ter uma frequência alta ou exata de postagens. O que não é verdade.
Blogs que são referência para mim, como Ahrefs e Backlinko, postam 1 ou 2 vezes por mês e possuem rankings incríveis no mercado americado.
Qual o seu objetivo?
A frequência terá uma relação direta com seus objetivos.
Se você quiser ranquear para um alto volume de palavras-chave, ter muitos conteúdos para divulgar e gerar brand awareness no menor tempo possível, é sim ideal que você tenha um alto volume.
Se o seu objetivo, porém, é criar conteúdos incríveis para serem referência no seu mercado e/ou rankear em primeiro para palavras altamente disputadas, você não precisa postar em alto volume.
A grande questão é em relação ao foco da sua estratégia. O número de conteúdos que você postar não é o que vai te levar ao topo.
O rankeamento está muito mais relacionado à divulgação, responder a dúvida do usuário (qualidade) e uma boa estratégia de link building.
Quantidade ou qualidade
Dito isso, é hora de você determinar qual será o foco da sua estratégia.
Ambos têm os seus benefícios e eu não aconselho você a focar em nenhum dos dois exclusivamente.
Só um conteúdo bom não é suficiente para conquistar sua audiência.
Por outro lado, um alto volume pode comprometer a qualidade dos seus conteúdos, prejudicando o seu rankeamento e a confiança do seu público.
O ideal para mim é: postar o máximo de conteúdos possível, sem afetar a qualidade.
Talvez você consiga postar 30 vezes por mês, talvez 2. Isso pouco importa.
Se você resolver o problema da sua persona e fizer um bom trabalho de divulgação você com certeza terá bons resultados.