Agência Tamanduá

 
Comunicação

Facebook vai reduzir visibilidade de postagens e páginas que mendigam engajamento

Home > Na Rede > Comunicação > Facebook vai reduzir visibilidade de postagens e páginas que mendigam engajamento
Por: Agência TMD  |  Comunicação  |  0 comentários

O Facebook não vai mais dar colher de chá para quem faz uso de mendicância social: em breve postagens que usam iscas de engajamento, pedindo para que o usuário curta, compartilhe, vote em enquetes ou marque amigos perderão relevância e sumirão do Feed de Notícias.

Como a jogada funciona: posts muito curtidos e/ou compartilhados são privilegiados pelo algoritmo do Facebook, pois ele entende os mesmos como relevantes e passa a exibi-los para mais pessoas.

Sabendo disso muitas páginas apelam para a boa índole do usuário fazendo uso das chamadas iscas de engajamento, ao pedir que ele curta as postagens, compartilhe, vote através das reações do Facebook ou que o mesmo marque seus amigos, de modo que a publicação viralize.

O Facebook não gosta desse tipo de marmotagem, afinal é uma maneira artificial de impulsionar postagens e por isso decidiu combater a prática: de acordo com informações da rede social ela treinou uma rede neural alimentando-a com milhares de postagens com iscas, de modo que ela seja capaz de identificar os mendigos de engajamento. As postagens que apelam para tais mumunhas perderão relevância e aparecerão menos em seu feed.

A rede social também vai ficar de olho nas páginas: aquelas que forem pegas abusando das iscas de engajamento perderão relevância em todas as suas postagens, mesmo as legítimas e só recuperarão a visibilidade normal se andarem na linha por um tempo.

As únicas exceções serão postagens que pedem interação dos usuários por motivos justos como dicas de viagem, pedidos de ajuda (encontrar pessoas desaparecidas, adoção de animais, arrecadação de dinheiro para uma campanha beneficente, etc.), conselhos ou recomendações; os demais terão que parar de pedir curtidas e compartilhamentos se quiserem que suas postagens sejam vistas.

O Facebook pretende colocar as mudanças no ar nas próximas semanas, logo se você é administrador de página é bom ficar de olho para não perder relevância.
Fonte: newsroom.fb.com

Voltar para Na Rede