Agência Digital TMD

 
Comunicação

Entenda a diferença entre app, site responsivo e site mobile

Home > Na Rede > Comunicação > Entenda a diferença entre app, site responsivo e site mobile
Por: Agência TMD  |  Comunicação  |  0 comentários

É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo ou um site mobile, ou vice versa.

Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.

Confira:

Site responsivo?

É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações.

É comum os empresários acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações.

A experiência do visitante é ruim e há uma tendência dele desistir de navegar no site. Dessa maneira, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

 

Site Mobile

É conhecido também como “web app”. Normalmente, empresas que não possuem sites responsivos, optam pelo Site Mobile que nada mais é que o site em um formato diferente. Isso implica em ter dois layouts, um para computador e outro para celular. O layout para mobile é mais leve e possui apenas os links para garantir melhor navegação possível. A vantagem dessa técnica é que permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. O ponto negativo é que gera um custo duplicado.

 

Aplicativo para Celular

Um aplicativo para celular é um software que exige instalação no smartphone e roda diretamente em seu sistema operacional, diferente do site mobile que roda em um navegador. Um aplicativo tem a performance muito superior e pode ser moldado de múltiplas formas para expandir a experiência do usuário.

Qual a melhor opção?

Não existe melhor opção, apenas formas diferentes de atender uma demanda de clientes. Cada projeto possui um orçamento e requisitos diferentes, por isso não existe a resposta certa. Cabe você decidir qual será a melhor opção para sua empresa e clientes. Uma coisa é certa: é necessário investir nos clientes mobiles.

Voltar para Na Rede