Agência Digital TMD

 
Comunicação

Como fazer um planejamento de marketing digital

Home > Na Rede > Comunicação > Como fazer um planejamento de marketing digital
Por: Agência TMD  |  Comunicação  |  0 comentários


Dar vida a um negócio próprio e usar todo o potencial da internet para divulgá-lo pode parecer mais simples do que de fato é. Isso porque tem sido muito comum encontrar erros em ações de marketing que poderiam ser evitados.

Entre os principais motivos está a ausência de um plano de marketing digital.

Sendo assim, é fundamental dedicar um tempo para pensar nesse assunto.

Este post vai te ajudar a entender como o planejamento de marketing digital funciona, confira:

O que é planejamento de marketing digital

É o planejamento das ações de marketing que a empresa executará no ambiente on-line. Trata-se de uma etapa da construção da estratégia em que se busca determinar os objetivos a serem alcançados pela campanha.

O planejamento pode envolver a divulgação de uma marca, um produto, um serviço, entre outros. Em resumo, é aquilo que servirá de norte para as ações estratégicas da empresa na rede.

Um bom planejamento de marketing digital depende das características de cada empreendedor e do seu empreendimento.

Um profissional disposto a divulgar o seu negócio de acupuntura, por exemplo, precisa considerar as peculiaridades do seu ramo antes de montar perfis em redes sociais para ter resultados mais eficientes.

A pesquisa

Tudo começa com uma boa pesquisa. É ela que apontará os rumos para a sua comunicação.

É nesse 1º momento que você pode traçar os seus objetivos em função das oportunidades de mercado. Defina metas para a sua comunicação para somente então perseguir os resultados.

Nessa etapa também é preciso considerar o cenário em que sua empresa atua, descobrindo informações a respeito da concorrência e da maneira como ela vem ocupando espaço na internet.

Sabendo o que eles já fazem na rede, você tem como identificar brechas, além de garantir que não vai repetir conteúdo para o seu público.

Público este que também precisa ser identificado, pois a mensagem será aperfeiçoada caso você saiba falar com a linguagem que melhor se adequa ao universo dessas pessoas.

O plano de ação

Após a pesquisa, é hora de partir para o plano de ação. É nele que você poderá definir quais são os canais a serem trabalhados na sua campanha — sempre tendo em mente os objetivos previamente traçados, a análise da concorrência e o público-alvo.

Em seguida, deve-se criar o conteúdo, elemento essencial para o sucesso de uma campanha de marketing digital, pois é nessa etapa que a empresa decide o que será divulgado e de que maneira esse material chegará ao público.

Não se esqueça de aperfeiçoar os seus textos trabalhando com Search Engine Optimization (SEO). Empresas que adotam essa prática podem obter até 13 vezes mais visitantes e 5 vezes mais clientes em relação a concorrentes que não usam o recurso.

As redes sociais

Um aspecto interessante que precisa ser ressaltado é que cada canal tem o seu tipo específico de linguagem:

o Instagram é voltado para o compartilhamento de imagens. Sendo assim, é preciso usar uma comunicação mais visual para impactar o público;
já o Twitter tem o limite de 140 caracteres, o que exige maior poder de síntese nas postagens.
A compreensão da característica da rede é fundamental para que a sua campanha seja eficiente.

Kit Marketing nas Redes Sociais

O cronograma

A etapa seguinte do plano de ação é a montagem do cronograma. Com ele é possível fazer o devido controle da frequência das atualizações e a distribuição do conteúdo na internet, seguindo critérios de acordo com o perfil do público-alvo.

O cronograma pode ser feito até mesmo por planilhas, mas existem ferramentas mais modernas para aperfeiçoar o processo, como é o caso do Microsoft Project e o OpenProject.

O monitoramento

É preciso também monitorar os resultados. Isso diz respeito a verificar:

o número de visitas do site;
as páginas com o maior número de acessos;
a origem de cada visita;
a compra dos produtos oferecidos;
a taxa de cadastros realizados;
entre outras informações.
O Google Analytics é um serviço gratuito que pode auxiliar você nessa ação.

Com os dados da pesquisa sendo trabalhados em conjunto com os planos de ação, basta seguir o cronograma para acompanhar as ações. Caso alguma coisa não esteja em ordem, é preciso repensar o plano, atualizar e recomeçar para que os objetivos tragam resultados interessantes.

Fonte: https://marketingdeconteudo.com/planejamento-de-marketing-digital/

Voltar para Na Rede