Para se ter uma ideia, a cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo, 600 vídeos são postados no Youtube, e 1500 textos são postados em blogs, segundo informações obtidas recentemente pela Go-Globe.com.
Diante dessa massificação de informações disponíveis, é preciso ter cuidado para que haja compatibilidade entre o material fornecido, o perfil do publico, e as atividades e valores da sua empresa.
Outro ponto que torna a curadoria ainda mais relevante é o fato de que o conteúdo não pode simplesmente ser “jogado” nas redes sem que haja uma contextualização.
De qualquer forma, existe certa margem de criação, necessária para que o seu publico entenda qual a relevância do material publicado e qual a relação dele com os produtos e serviços fornecidos pela empresa.
Como fazer curadoria de conteúdo?
Existe um modelo para realizar uma curadoria, que se divide em três etapas:
- A primeira delas é a pesquisa, que consiste no acompanhamento de notícias e artigos e na identificação das melhores fontes. Há diversas ferramentas online que ajudam o trabalho do curador – iremos falar sobre elas a seguir! O uso de alertas do google e RSS feeds de blogs relevantes também podem ser de extrema utilidade para se manter constantemente atualizado.
- A segunda etapa é a contextualização. Como já dito, é importante que se dê um sentido ao que é publicado, de acordo com os interesses da empresa e o perfil do público-alvo. Através do feedback das mídias sociais é possível avaliar o que está dando certo.
- Por fim, e não menos importante, vamos à fase do compartilhamento, e aqui é preciso definir por meio de quais canais ele será realizado.